Educar para proteger, saiba como orientar crianças e jovens a se preservar na rede



Primeiramente como já sabemos, a internet hoje em dia engloba tudo o que fazemos, do início ao fim do dia, daquele último capítulo da sua série favorita ao pagar uma conta, tudo pela internet, não é verdade?Pois bem, um adulto usa a internet mais para trabalho, compras, pagamentos, dentre outros, e os jovens, e as crianças, já imaginou? Provavelmente você vai responder que é para o estudo e lazer, e sim, você está correto. Mas, será mesmo? Vocês pais, acompanham o que seu filho faz, ver e aprende na rede? Esse é um assunto importante nos dias atuais, o acompanhamento ao conteúdo que nossas crianças e jovens visualizam na internet, afinal, encontramos de tudo nela, do bom ao ruim, por isso é preciso acompanhar, porque eles são seres em desenvolvimento e não possuem o discernimento que adultos teriam, principalmente crianças. E esse maior acesso tornou o acompanhamento, por parte de pais e cuidadores, bastante complexo, a diferença é que antes não existia esse meio que expande de forma muita rápida a comunicação. Os desafios eram presenciais, como subir na árvore mais alta ou passar na frente do carro. Também haviam crianças que corriam riscos, mas nesses casos os pais estavam mais próximos, viam oque estava acontecendo e tinham mais chance de agir.
"O caminho é sempre a educação e a informação. Essa base tem de ser constante." disse fragoso, da Universidade Mackenzie. 
A internet pode induzir as pessoas as atividades positivas e negativas , da mesma maneira que um amigo de escola pode fazer. Essa educação começa em casa ,a instrução que os pais deveriam dá aos filhos, uma vez que exercem o papel fundamental é apontar o que é certo e errado, adequado ou perigoso. Como também as escolas, que desempenham essa função de formar pessoas capacitadas, deveriam ter programas fortes sobre temas envolvendo crimes e riscos na internet. Em virtude dos fatos mencionados, é preciso mais enfase nesse tema, pois os jovens serão os percussores do nosso futuro, aconselhem e fiquem atentos.
Fonte de pesquisa: CGI.br

Comentários